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QUEST Joana Gama, piano // Luís Fernandes, electrónica SHH011CD | Shhpuma/Clean Feed Fotografias Eduardo Brito // Design Travassos Comprar CD aqui // Imprensa aqui Clip audio & vídeo: ver abaixo |
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QUEST Joana Gama, piano // Luís Fernandes, electronics SHH011CD | Shhpuma/Clean Feed Photos Eduardo Brito // Design Travassos Buy CD here // Press here Clip audio & video: see bellow |
O formato piano / electrónica não é uma novidade, vindo das associações de John Cage com David Tudor e tendo como exemplo notório os recentes duos de Alva Noto e Ryuichi Sakamoto. O que é verdadeiramente surpreendente neste “Quest” é a combinação de uma pianista erudita, Joana Gama, com um sintesista e um especialista do processamento em tempo real activo nas margens experimentais da música pop, Luís Fernandes. Exacto: a alma por detrás do projecto ambiental The Astroboy e membro fundador da banda de canções peixe:avião, uma das mais aplaudidas representantes da nova vaga da criatividade “indie” portuguesa.
O resultado não é um disco “contemporâneo” ou de “chill out”, assim como não é também um híbrido pós-moderno de ambas essas abordagens, mas outra coisa. O piano e as manipulações de computador não estão em foco, e sim as múltiplas formas como os sons pianísticos são transformados, dissecados, colocados em “loop” ou virados do avesso. Como se um terceiro instrumento fosse fantasmizado pelos dois outros em presença. Esta descrição pode dar a ideia de que as peças reunidas são frias, secas e abstractas, mas não é esse o caso: tudo flui como paisagens Zen no mundo interior das nossas cabeças e a música tem uma dimensão poética e lírica que nos faz retomar a ideia de Beleza dos gregos antigos. Rui Eduardo Paes, Maio 2014 |
The piano / electronics format is not a novelty, coming from John Cage associations with David Tudor and having as a notorious example the recent Alva Noto / Ryuichi Sakamoto duos. What is really surprising in this “Quest” is the combination of a classical pianist, Joana Gama, with a live processing laborer and synthesist active in the experimental fringes of pop music, Luís Fernandes. Exactly: the soul behind the ambient act The Astroboy and a founder member of the song-oriented band peixe:avião, one of the most applauded projects in a new wave of the Portuguese “indie” creativity.
The result is neither a “contemporary” nor a “chill out” recording, and it isn’t also a post-modern hybrid of both approaches, but something else. It’s not the piano, nor the electronic manipulations, which are in focus, but the multiple ways in which the piano sounds are transformed, dissected, looped and put upside down. Like if a third instrument is phantomized by the two others in presence. This description may give the idea that the pieces assembled in this CD are a series of cold, dry and abstract deconstructions, but that’s not the case: everything flows like Zen soundscapes in the inner world inside our heads, and the music has a poetic, lyrical dimension that makes us reconnect with the idea of Beauty of the Ancient Greeks. Rui Eduardo Paes, Maio 2014 |