Erik Satie, O Peripatético
Erik Satie
Sonneries de la Rose + Croix (Air du Grand Prieur) John Adams China Gates Erik Satie Gnossienne Nº 1 Carlos Marecos Três Prelúdios sobre o Mar Erik Satie Gymnopédie nº1 Arvo Pärt Für Alina Erik Satie Embryons Desséchés: d' Holothurian; d' Edriophthalma; de Podophthalma Alexander Scriabin Vers la flamme Erik Satie Sonatine bureaucratique: Allegro; Andante; Vivache Heitor Villa-Lobos Prelúdio (Bachianas Brasileiras nº4) Erik Satie Valse-Ballet |
Notas ao programa peripatético adj. s. m. 1. que ensina passeando, «que gosta de passear» 2. figurado extravagante; exagerado Autor de obras como as famosas Gymnopédies, Erik Satie (1866-1925) é uma figura incontornável da cena artística parisiense da transição para o século XX. Neste recital, percorreremos as várias facetas do compositor, num confronto entre melancolia e misticismo, entre superficialidade e profundidade, mas sempre com ironia. No sentido de realçar a importância de Satie na produção musical que lhe sucedeu, colocou-se a sua música em relação com algumas obras que, de certa forma, lhe foram beber inspiração. Surgem assim, nomes de compositores singulares associados às correntes do Minimalismo, como Pärt e Adams, e do Atonalismo, como Marecos e Scriabin. Refira-se que O Peripatético, cognome atribuído a Satie para o título deste concerto, se deve, por um lado, aos seus modos excêntricos e, por outro, ao seu gosto por longos passeios (à semelhança dos filósofos peripatéticos) entre Arcueil, onde vivia, e o centro de Paris. Pensa-se que seria durante estas caminhadas diárias, que incluíam várias paragens em cafés, os seus locais de eleição para passar os dias e as noites, que Satie organizava as suas ideias musicais, que eram depois copiadas para o papel de uma forma obsessivamente meticulosa. |